O Caminho

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. VOCÊ NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ, ENTREGUE SUA VIDA A JESUS!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR!


           
            Vamos começar nossa reflexão com a seguinte frase: Você é mais que vencedor, mais isso não quer dizer que você não vai perder!
Temos um conceito muito errado circulando por ai que é a questão de que: Você é mais do que vencedor!; Você nasceu para reinar!; Você é isso!; Você é aquilo!...
Essas pessoas que tem espalhado essa visão são os famosos: “Triunfalistas”, que pensam e afirmam “com base bíblica” a questão em pauta. No ensejo quero usar um texto que se encontra em Deuteronômio 28 (em especial do versículo 1 a 14 “porque a partir do v.15 começa a questão da desobediência”). Nesse capitulo de Deuteronômio, Moises esta falando da questão: “As bênçãos decorrentes da obediência”, daquilo que Deus promete condicionado a “obediência” em seus mandamentos.
Sabemos que Moises estava falando para o Povo de Israel: rebelde, ingrato, que desviava facilmente os olhos do Senhor, incrédulo (viram coisas que nós nunca tivemos a oportunidade de ver: maná, mar abrir, entre outros).
Voltando para o texto, se você analisar bem e começar a ver mais detalhadamente, aparece umas cinco vezes a palavra “bendito”, também: “O Senhor fará, O Senhor determinará, O Senhor te constituirá, O Senhor te dará, O Senhor te abrirá, O Senhor te porá”. [1]
Esse texto é um prato cheio para quem tem a visão “distorcida” do Triunfalismo. Antes, quero deixar meu ponto de vista, que, realmente Deus tem o “melhor” pros seus (lembrando que nem sempre o que achamos que é melhor é o ‘melhor’), que Deus pode fazer tudo que “você pede”, com certeza que porque Ele é: Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor cria, sustenta e governa tudo.[2]
Mas também quero deixar o ponto de vista de Dt 28:1-14 de um ponto de vista exegético, que se você “parar” para ver o que realmente O TEXTO fala você verá que não é o que VOCE, o seu EU pensa. Olhando pro TEXTO podemos ver uma palavra com duas letras que mostra realmente o que O TEXTO esta querendo nos transmitir. Qual palavra é essa Felipe?!?! É a famosa palavra com duas letras (“se”).
Essa palavra no português tem o sentido de “condição”. Agora segue o significado de condição: Circunstâncias de que dependem as pessoas ou coisas, ou seja, uma coisa que esta condicionada ou precisa de alguma coisa para acontecer. No texto para que o povo conseguisse, eles tinham que andar em obediência ao famoso “SE” que o texto de Deuteronômio nos passa.
Aos que concordam com o TRIUNFALISMO, me desculpem mais é preciso bases mais consistentes para sustentar esses “pensamentos”, que em sua maioria pegam textos isolados e faz heresias, a famosa frase: “texto sem contexto é pretexto para heresia”.
Nem vou entrar no detalhe “você é cabeça e não é cauda” (senão vai “dar pano pra manga”) e pra encerrar, realmente você é mais do que vencedor, mas ser mais que vencedor não quer dizer “só bens materiais”. O texto de Efésios 2 nos dá uma lição de que somos mais do que vencedores, quando fala que “Ele nos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.
Reflita nisso, e procure a cada dia estar querendo mais e mais estar buscando a Deus, não faça como alguns que inverteram o texto: de “os sinais acompanharão aos que crêem; para “os que crêem acompanharão os sinais”.

[1] Versos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12,13.
[2]  LANGSTON. TEOLOGIA SISTEMATICA.

.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...