O Caminho

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. VOCÊ NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ, ENTREGUE SUA VIDA A JESUS!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mensagem, pregador, ouvinte!



Vamos direto ao assunto...
Quero deixar uma “palavrinha” para os amigos pregadores da Palavra do Senhor! Estava passando perto de dois vasos onde tem ali duas plantas iguais, só que “com uma diferença”, uma das plantas tem algumas folhas ainda, e a outra esta bem seca e sem “NENHUMA” folha. E de repente veio algo em meu coração: “Tem muitas mensagens que estão iguais a essas arvores!”, ambas possuem raízes, só que com um porém, uma está ali por estar, sem folhas e sem finalidade. Sei que estamos falando de mensagem, mas não tem como falar de mensagem e não falar do mensageiro ou pregador da mesma.
            Amigos (as) leitores (as), não sou nenhum expert em pregação expositiva, mas para Honra e Glória do Senhor, tenho tentado com o auxilio do Espírito Santo de Deus, em todas as oportunidades que tenho de levar a Mensagem do Senhor pregar aquilo que realmente o texto da Palavra do Senhor está falando. Creio que todo pregador tem que aspirar pela porção que se encontra em: II Tm 2.15 “Procure apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”, por II Tm 4.2 “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” e também por Neemias 8.8 “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”.   
            Dos textos citados quero destacar algumas VERDADES que cada “pregador da Palavra do Senhor” tem que carregar consigo, para que sua mensagem não seja como uma das arvores que citei no inicio de nossa reflexão, ela até esta ali porem não esta “produzindo NADA”. Vamos destacar aqui as VERDADES que esses textos têm pra nos passar: “que maneja bem a palavra da verdade”; “prega a palavra”; “... claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”.
            Destacada as VERDADES, agora vamos inverter, ao invés de “falarmos”, vamos também aprender um pouco.
            A primeira verdade é “que maneja bem a palavra da verdade”, essa é primeiro para “a pessoa que prega”. A mensagem a ser pregada tem que causar mudança na vida dos ouvintes de forma que ao findar da mensagem o ouvinte tem que “pensar e fazer”:
• Pensar: É realmente, eu preciso fazer “isso”!
• Fazer: É realmente, eu TENHO que fazer “isso” e VOU FAZER “isso”!
Esses são os pensamentos que tem que ocupar a mente da pessoa que esta ouvindo o “pregador”, o pregador não é APENAS um transmissor de idéias, uma pessoa que fala, fala, fala e pronto! Ela tem que falar e aquilo causar MUDANÇA. Ah Felipe o que tem a ver com manejar bem a palavra da verdade? Quando Paulo esta falando isso para Timóteo ele esta falando que Timóteo “deveria fazer a exegese certa, sem desvios nem distorções” (Russel Shedd, Bíblia SHEDD, p.1696, comentário) e infelizmente tenho presenciado o oposto disso. Muitos pregadores que sobem ao púlpito: contam de suas vidas, contam historinhas, falam de tudo, “menos a Palavra VIVA de Deus”, e as poucas vezes que “falam” da Palavra, pegam “um texto sem contexto, que vira pretexto para heresia” e nada fizeram para que houvesse uma mudança na vida do ouvinte. Ah, mas quem convence o homem para essa mudança é o Espírito Santo, sim com certeza, mas e o versículo: “e a fé vem pelo ouvir e o ouvir a PALAVRA de Deus”.
A segunda VERDADE se encontra “prega a palavra”.
            Como foi falado acima, você não tem que pregar pra você, pregar só experiências, ser um contador de historias, o pregador, tem que fazer isso: “pregar a PALAVRA”, então não posso fazer isso? Não é uma REGRA, mas, algo de muito mais relevância é a MENSAGEM PREGADA no Poder do Espírito que vai fazer a diferença!
A terceira VERDADE “claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”.
E pra concluir numa ordem clara e fácil de entender, a mensagem tem que ser igual à de Neemias: clara; dando explicações; de maneira que entendessem o que se lia. Quer um modelo mais claro de pregação do que esse? Temos na Bíblia muitos outros exemplos: Estevão (Atos 7); Filipe (Atos 8), Paulo (Atos 17) entre outros. Mas esse caro amigo (a) pregador (a) é claro. “Não complique, explique! Sem delongar de mais, passe aquilo que realmente vai fazer a diferença, desculpe a expressão: Não fique enchendo linguiça, fale a “VERDADE, NADA MAIS QUE A VERDADE” (Palavra Viva, Russel SHEDD, p.57). 

Um comentário:

  1. é complicado, mas é a verdade nos dias atuais isso tem acontecido com frequência, pregadores apenas contando historinhas... você está de parabéns, um post mais abençoado que o outro que Deus continue te usando cada dia mais e mais, abrass' :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...