O Caminho

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. VOCÊ NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ, ENTREGUE SUA VIDA A JESUS!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

“MANDA QUEM PODE”, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO...



            Nessa reflexão vamos falar um pouco sobre liderança... Será usado como base o texto que se encontra em 1º Pedro 5.1-4
“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”
Como já falei em outra oportunidade e quero reforçar novamente, que o objetivo desse blog e do seu autor não é ficar criticando, mas como se diz um ditado: “se a carapuça serviu pega e amarra”, e se essa reflexão servir faça bom uso do “ditado.” Avancemos!
O texto da carta de Pedro nos dá uma lição muito grande na questão “liderança.” Hoje século XXI encontramos muitos lideres (não só no contexto evangélico, mas no geral), que não entendem muito bem o princípio liderança. Muitos líderes que se portam como o título da nossa reflexão nos mostra: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo” parafraseando: “Eu” estou mandando e você tem que me obedecer.
Na mesma carta de Pedro no capítulo 2 versos 18 e 19 relatam: “Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso, porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus...”
Se você analisar os versículos que antecedem os versos 18 e 19, você verá que Pedro “aperta” ainda mais a questão em pauta. Em destaque os versos 14 e 17: “... quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que praticam o bem; tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” Depois você pode estar lendo: Colossenses 3.17 e 23; Efésios 6.5-8; Tito 2.9.
Os textos citados são mais do que suficientes para termos a certeza da questão “submissão” aos “chefões, aos lideres, enfim, aos que são investidos de autoridade.” Quero chamar sua atenção para o outro lado da moeda. Creio que “quase” todo mundo compreende e segue a questão submissão, porque quem é insubmisso é “rebelde” e em I Samuel 15.23 nos diz que “a rebelião é como pecado de feitiçaria.”
Onde quero chegar?! Como disse a pouco, te mostrar o outro lado da moeda. Que outro lado da moeda é esse?! É a questão do abuso de autoridade. Infelizmente acontece isso, mas como diz 1º Pe 2.19 “porque isto é grato a Deus, que alguém suporte...” devemos suportar porque Deus é NOSSA JUSTIÇA.
Mas você leitor (a) há de concordar comigo que não é fácil aceitar isso?! Muitos “líderes” só querem impor, impor, impor e o liderado tem que obedecer e pronto! E isso às vezes até mesmo dentro de nossas igrejas. Mas graças a Deus Pedro na sua carta no capítulo 5 nos diz: “nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”
Aqui podemos analisar melhor a questão “do outro lado da moeda.” Está em destaque “nem como dominadores e antes” essas frases nos ajudam muito. O sinônimo de dominador é autoritário, e um dos significados de autoritário é: que não admite contradição, ou seja, que não admite ser “confrontado.” E a palavra antes se encontra antes de “tornando-vos modelos do rebanho” e aqui entro com a famosa frase: “Autoridade se impõem e liderança se conquista.” A pessoa que é líder ela não tem que mandar, mandar e mandar. O bom líder faz como Jesus fez “deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” 1º Pe 2.21b.
Por isso não é: EU MANDO E VOCÊS OBEDECEM PORQUE SENÃO ESTAREMOS EM REBELDIA. Paulo escreve o seguinte ao povo de Éfeso: “E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.” Mais uma vez a palavrinha “procedei”, pra ficar claro: Não é porque sou líder tenho que MANDAR e os liderados obedecerem, e sim, SOU LÍDER e tenho que “ser exemplo” proceder com cordialidade para com os liderados.
Fica a dica! Que possamos entender a cada dia os princípios que Deus nos deixa e com isso conseguiremos viver “melhor” uns com os outros.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...