O Caminho

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. VOCÊ NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ, ENTREGUE SUA VIDA A JESUS!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NÃO SEJA APENAS TRANSMISSOR!


Transmissor, não seja apenas transmissor

            Nessa reflexão vamos abordar um tema, que não se encontra em alta. Vamos refletir sobre a questão “palavra ou mensagem; pregador ou transmissor”. Em outra matéria que publiquei no dia 27/09 cujo tema é: “Mensagem, pregador, ouvinte”, abordei sobre a “importância” e a “influência” que o pregador (lógico que através da palavra e do Espírito Santo) tem.  Importância e influência essa, que “ele” tem que levar a pessoa ou ouvinte a uma mudança, levá-los a dois pensamentos, pensar e fazer:
Pensar: É realmente, eu preciso fazer “isso!”
Fazer: É realmente, EU tenho que fazer “isso” e VOU fazer “isso!”
Só que infelizmente não é o que tem acontecido! Muitas das vezes, ouvindo uma pregação ou outra, tenho presenciado “pregações” sem conteúdo algum. O “pregador” lê um texto na Bíblia “fala, fala, fala e fala” e NADA! Não sou nenhum expert em pregação e não afirmo que não erro e que Deus nos conceda graça igual a Paulo, para sabermos que a GRAÇA d’Ele nos basta e que sem ele nada somos.
Mas voltando, quero tomar como base os textos que se encontram em Neemias 8.8,12; Atos 7.1-60 e Atos 8.26-40.
(Poderíamos usar como base apenas o texto de Neemias e já era o suficiente), mas prossigamos. No texto de Neemias no verso 8 nos fala o seguinte: Leram no livro, na Lei de Deus, CLARAMENTE, DANDO explicações, de maneira que ENTENDESSEM o que se lia.” E no verso 12 fala o seguinte: “Então, todo o povo se foi a comer, a beber e enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham ENTENDIDO as palavras que lhes foram EXPLICADAS. Bom como falei a pouco, só esse texto e era suficiente. Você leitor (a) conseguiu tomar a dimensão do texto?! LERAM, EXPLICARAM e o povo ENTENDEU o que foi EXPLICADO.
Quem estava LENDO ali naquela oportunidade, certamente se preocupava com “o povo que estava OUVINDO”. Ele EXPLICAVA de maneira tal que o povo viesse a ENTENDER o que ele estava falando. E qual o resultado que eles tiveram? “... TODO povo se foi... porque tinham ENTENDIDO as palavras que lhes foram EXPLICADAS.” Neemias 8.12
Em Atos 7 podemos encontrar o discurso de Estevão; homem cheio de fé e do Espírito Santo e de graça e de poder. Por 51 (cinquenta e um) versículos, Estevão faz sua defesa perante o Sinédrio. E o resultado foi: Homens que “julgavam saber tudo”, enfurecidos (Atos 7.54) e tampando os ouvidos (7.57), por não suportar um homem, falando verdades que “não satisfazia” o seu EGO.
E por fim, At 8.26-40, relata a história de um Evangelista chamado Filipe. Um anjo do Senhor manda Filipe descer de Jerusalém para Gaza, e ali ele encontra um oficial que estava lendo o profeta Isaías. E Filipe faz uma pergunta CRUCIAL: “Compreendes o que vens lendo?” E o etíope responde: “COMO poderei ENTENDER, se alguém não me EXPLICAR?” E o que Filipe fez? Verso 35, “Então, Filipe EXPLICOU; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.
Entendeu o título de nossa reflexão?! NÃO SEJA APENAS TRANSMISSOR! Quando você tiver a oportunidade de “pregar” tenha o CUIDADO de não ser apenas um transmissor de “conhecimentos”. EXPLIQUE se necessário EXPLIQUE de novo, pra ser como foi com o povo na época de Neemias “... TODO povo se foi... porque tinham ENTENDIDO as palavras que lhes foram EXPLICADAS.” Neemias 8.12 e no caso de Atos 7 e Atos 8, que as EXPLICAÇÕES levaram as pessoas que estavam OUVINDO a questionamentos e a mudança.
Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...