O Caminho

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR;CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. VOCÊ NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ, ENTREGUE SUA VIDA A JESUS!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei.

7 - Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. 8 - Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio (vergonha, desonra, vexame) e ludíbrio (escárnio, zombaria, desprezo; engano) todo o dia. 9 - Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.          Jeremias 20:7-9

       Temos aqui uma palavra de um profeta que foi em seu tempo (exílio babilônico) muito usado pelo Senhor para profetizar sendo boa parte de suas profecias direcionadas para o seu próprio povo de Judá, e em algumas vezes se estendia as outras nações.
        No começo do livro de Jeremias, quando Deus o chama, ele disse que não passava de uma criança (1:6), temos também no capitulo 20:14-18 onde ele amaldiçoa o dia de seu nascimento, e não só ao dia do seu nascimento, mas também a quem levou noticia do seu nascimento ao seu pai (amaldiçoa a esse homem: "E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu e não se arrependeu..." Jeremias 20:16a).

Dentro desses versículos vamos fazer um breve estudo sobre a questão do chamado que Deus tem pra vida de cada um dos seus servos.
 
         Ele começa no verso 7 com a seguintes palavras: persuadiste-me, ó Senhor... Pelo dicionário o significado dessa palavra "persuadiste-me" é: levar a crer ou a aceitar; aconselhar; induzir. 
              Abrindo um parenteses aqui só pra entendermos o contexto, antes dele dizer essas palavras ele tinha sido amarrado ao tronco e teria sido chicoteado com uma quarentena ( são quarenta açoites, Dt 25.3 e/ou quarenta açoites menos um, 2º Co 11.24 ). 
           Por que ele foi amarrado ao tronco e chicoteado? Porque no verso 15 do capitulo 19 ele profetiza o seguinte: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras".
          Por ter Jeremias proferido essas Palavras da parte do Senhor, ele foi então, como foi dito acima, amarrado ao tronco e então chicoteado com ordens de Pasur. Pasur, era filho de sacerdote, e presidente ou dirigente da guarda da Casa do Senhor, ou seja, umas da pessoas que estavam e viviam juntos. Mas como pode acontecer isso? Não quero abordar aqui a questão da pessoa ser mais intima, e sim a questão que: se Deus te chamou pra fazer a Obra d'Ele, pra que você seja um 'profeta' nesse tempo, para que proclame o nome d'Ele nessa geração, então querido, você não tem que olhar pra pessoas, você não tem que olhar para as adversidades, você não tem que olhar para o que os seus inimigos estão armando e tramando contra você, não fazer como Jeremias fez (versos 7 e 10 do cap. 20). Você tem que então fazer com que nada mais que aquilo que Deus quer que seja feito. Você tem que somente obedecer e falar o que Deus manda que você fale, fechando aqui o parenteses.
             Voltando para o que Jeremias disse no inicio do verso 7, quando ele faz a declaração que "persuadiste- ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte do que eu foste e prevaleceste"; Essa é uma declaração muito forte da parte de Jeremias, quando, reconhece que Deus e Sua vontade é a melhor, e que por mais que parecia aos olhos de Jeremias não era daquele jeito, Ele, o Senhor, sabia que estava fazendo. 
            Só que na continuação do versículo, ele meio que já entra numa 'certa depressão' e começa meio que de uma certa forma confrontar a Deus pela forma que ele (Jeremias) falava e pela forma com que as pessoas(o povo de Judá) ouviam e estavam se manifestando, e num momento ele chega a pensar (verso 9),
 "Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome;"

             Ah, meu irmão aqui é o ponto chave, depois dessa sua declaração, ALELUIA! é a parte maravilhosa do texto: mas isso foi no meu coração como fogo ardente, olha só que forte isso! Quando enfrentamos problemas igual Jeremias estava enfrentando, o MÁXIMO que podemos fazer é igual a Jeremias, o MÁXIMO é "pensar", 'podemos' por sermos seres humanos (quando o passar por crises, por dificuldades, por momentos em que parecem que tudo vai desmoronar), nesses momentos questionar a Deus, pensar que Ele nos deixou, que Ele não nos ouve, mas querido como frisei por duas vezes em letras maiúsculas e vou frisar a terceira: O MÁXIMO que podemos fazer é só pensar, porque, AH! querido, Deus é Mais Poderoso, é Maior do que tudo isso, maior do que qualquer adversidade,  do que qualquer problema que você vier a enfrentar.
             E quando você vier a passar pelos problemas, pelos ' vales ' da vida, faça como Jeremias fez no versículo 13 "Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores." 
           No tempo certo vem o socorro, e se Deus te chamou, vai! Não temas porque ele é contigo não te assombres porque Ele é o teu Deus, e se Ele te chamou, Ele vai cumprir as Promessas d'Ele na sua vida.




Em Breve mais um estudo dando continuidade no livro de Jeremias.

 Blogueiro e Articulista, Teólogo em formação, professor na E.B.D, servo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...